O Núcleo de Cidadania Digital (NCD) é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) que oferece produtos e serviços gratuitos para a comunidade a fim de promover a autonomia de pessoas sociodigitalmente.

Criado em agosto de 2005, o Núcleo surgiu a partir da necessidade de uma iniciativa que contemplasse a inclusão digital de forma inovadora no Espírito Santo. Isso porque, apesar de haver um crescimento contínuo do acesso às ferramentas de informática e à internet (sobretudo nos últimos anos), pesquisas mostram que ainda existe um número significativo de pessoas que pouco tiveram a oportunidade de desfrutar dos equipamentos tecnológicos.

Diante dessa realidade, surgiu o NCD, com o objetivo de promover o que chamamos de Cidadania Digital. Para isso, concentramos esforços e desenvolvemos ações que visam a transformação social, seja por meio do atendimento que realizamos, das capacitações que promovemos, dos materiais que produzimos, ou pelo suporte dado aos projetos de inclusão digital do Espírito Santo.